Ao que parece o Yoga chegou ao Brasil depois da II Guerra Mundial no final da década de 40 trazida pelo francês Léo Costet de Mascheville.
Léo Costet foi o criador do Sarva Yoga, ou Yoga Integral, e por volta dos anos 50 construiu um centro de Yoga na cidade de Resende, estado do Rio de Janeiro.
Desde então diferentes tipos de Yoga foram surgindo e hoje é uma prática bastante comum no país, com milhares de adeptos.
Para as pessoas que iniciam a prática do Yoga é preciso muita dedicação e perseverança. Aqueles que já a praticam a muito tempo possuem uma flexibilidade e poder de concentração que os iniciantes demorarão algum tempo a atingir.
Para quem deseja praticar o Yoga existe uma variedade de tipos de Yoga. Os mais comuns encontrados no Brasil são: hatha yoga, vinyasa yoga, yoga integral, superioga ashtanga yoga, kundalini yoga, entre outros.
Dentre os erros mais cometidos pelos novatos é simplesmente repetir exercícios divulgados em páginas de revistas e redes sociais. Devemos ter muito cuidado para evitar problemas de distensão e aprender da forma correta essa prática milenar.
Para evitar isso daremos algumas orientações para que você possa praticar sem problemas e iniciar com o pé direito essa prática.
- Primeiramente se matricule em uma escola especializada
- Realize um aquecimento prévio antes de começar a praticar. Alguns exercícios básicos como flexões, agachamentos, corrida, são suficientes. Faça também alguns alongamentos para evitar qualquer distensão muscular.
- Vá com calma, passo a passo, sem forçar, já que de início sua musculatura não estará preparada para ter a mesma flexibilidade de um praticante mais experiente. Com o tempo seu corpo ficará mais elástico, o que trará melhores resultados.
- A respiração é um dos pontos fundamentais no Yoga. É através dela que controlamos a nossa energia vital (Prana). Com os exercícios temos condições de dominar nossos pensamentos, emoções e melhorar nossa concentração.
Conclusão
Os primeiros passos no yoga podem ser desafiadores, mas logo seu corpo irá se condicionar e a resposta física e mental motivará os praticantes a seguir fazendo os exercícios. Por isso sempre procure ajuda especializada e não perca a motivação!